TECNOLOGIA A SERVIÇO DA
INCLUSÃO
Por (Renata Patrícia Nascimento da Silva,
RU 1743286)
Pólo – Ipojuca
Data (12/09/2017)
Data (12/09/2017)
O
movimento de inclusão é relativamente jovem em comparação a existência de
pessoas com deficiências em nosso país e em todo o mundo, elas sempre
existiram, mas este olhar
especial voltado para inclusão foi fortemente impulsionado pela Declaração de
Salamanca, aprovada pelos representantes de vários países e organizações
internacionais, em 1994. Defendendo que a escola regular deve ajustar-se a
todas as crianças independentemente das suas condições físicas, sociais,
linguísticas ou outras, isto é, crianças com deficiência ou superdotadas,
crianças de rua ou crianças que trabalham, crianças de populações imigradas ou nômades,
crianças pertencentes a minorias linguísticas, étnicas ou culturais e crianças
de áreas ou grupos desfavorecidos ou marginais. (UNESCO, 1994: 6). Com o
surgimento dessas inquietações e proposições educacionais, estes alunos
começaram a sair de suas casas, de onde estavam e permaneciam por toda a sua
vida, distantes dos olhos e dos corações da sociedade, esse aparecimento trouxe
consigo necessidades a serem satisfeitas, e cada escola, procurou meios de
adaptação particular para cada individuo.
A necessidade de inclusão contribuiu
decisivamente para configurar a educação de todos os alunos em termos das suas
potencialidades e capacidades, para isso, faz se essencial que currículos,
estratégias pedagógicas e recursos a utilizar sejam adequados, uma organização
escolar facilitadora destas medidas e da cooperação entre docentes e
comunidade, são condições fundamentais a ter em conta, e é justamente buscando
novos meios e caminhos de efetivar essa aprendizagem, que a tecnologia também é
vista como uma ferramenta auxiliar dessa aprendizagem.
Se
não podemos cometer o erro de não associar a tecnologia a educação, dissociá-la
da inclusão então, é impossível, uma vez que a mesma é acessível a todos,
principalmente aqueles que em decorrência de alguma deficiência, ou habilidade
reduzida, precisa de estímulos diferenciados para seu desenvolvimento
cognitivo. Por isso, é de suma importância lançar mão de todos os aplicativos e
jogos eletrônicos que podem ser utilizados em sala de aula. Aqui no Brasil,
algumas tecnologias também estão sendo desenvolvidas, como por exemplo, a PlayTable que é a primeira mesa digital
desenvolvida em nosso país, totalmente interativa e multidisciplinar. Seus
jogos e aplicativos são projetados por professores e especialistas em diversas
áreas, justamente para utilizar a linguagem mais adequada para as crianças e
para manter o conteúdo adequado às diretrizes do MEC. A tela é sensível tanto
ao toque humano, quanto a outros materiais, como plástico, feltro e metal. Por
sua fácil usabilidade e os diferentes níveis de aprendizado, entre outras
características, ela é considerada uma eficaz tecnologia para inclusão.
Para a professora Andreia Peixoto do
1º ano do Fundamental do Colégio Primeiros passos, a PlayTable tem
sido uma importantíssima peça auxiliadora em sua sala de aula, é com ela que os
alunos especiais são exercitados através do lúdico, os jogos e atividades
realizados com estes aplicativos, possibilitam a professora avaliar as
habilidades de linguagem, matemática, cores, formas, além de conceitos e
valores. “Meus alunos especiais participam das atividades propostas com
encantamento e prazer, além disso, consigo avaliar o desenvolvimento e
habilidades desenvolvidos por eles durante esses jogos educativos”.
A
utilização da tecnologia para a acessibilidade e inclusão só tende a crescer e
se difundir cada vez mais no Brasil e no mundo, entretanto se faz necessário,
que as escolas e os profissionais que dela se utilizaram para tornar mais
acessível a aprendizagem, se unam e busquem apoiar e conhecer mais de perto
essa ferramenta, que está aí não para ser um divisor entre a aprendizagem e os
alunos com deficiências, e sim para ser uma ponte entre a aprendizagem significativa e estes, mas para isso, se faz necessário seguir pelo caminho da
tecnologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário